Provedora de Justiça sensibiliza cidadãos a preservarem o ambiente

Provedora de Justiça sensibiliza cidadãos a preservarem o ambiente

Provedora de Justiça sensibiliza cidadãos a preservarem o ambiente

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, alertou e sensibilizou as forças vivas da sociedade para a necessidade de protecção e preservação do ambiente.

Esta mensagem foi sublinhada, hoje, na Universidade de Luanda, Faculdade de Serviço Social, durante uma palestra subordinada ao tema, “O Papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Cidadãos, em relação ao Ambiente”.

À margem da visita de constatação ao Município do Talatona, Florbela Araújo que esteve acompanhada do Administrador Municipal do Talatona, José de Oliveira Bastos, constatou o Centro de Saúde Materno Infantil, onde aferiu o modo de funcionamento desta unidade de saúde.

O referido Centro inaugurado a 28 de Agosto de 2012, que atende uma média de 700 a 900 pacientes por dia, tem como principais preocupações a insuficiência de recursos humanos e falta de aparelhos bioquímicos e de hematologia.

Uma das ambições deste Centro é de ampliar a unidade nas áreas adjacentes com dependências para a triagem devidamente concebidas para se evitar a circulação desorganizada dos utentes no centro.

Florbela Araújo escreveu uma mensagem no “Livro de Honras” do Hospital, demonstrando satisfação pelas iniciativas da Direcção Hospitalar.

O último ponto da visita foi o Centro Neurocirúrgico de Tratamento de Hidrocefalia, no qual a Provedora de Justiça recebeu explicações detalhadas sobre esta unidade que tem por missão diminuir a morbi-mortalidade à hidrocefalia e doenças afins, assim como evoluir para um Centro de Utilidade Pública e Polo de Especialização.

O responsável do Centro, Mayanda Inocente, avançou que mais de 10 mil crianças já foram operadas neste estabelecimento desde 2006.

Em declarações à imprensa, Florbela Araújo apelou às entidades competentes sobre a necessidade de alteração da Lei de Bases do Ambiente, a restruturação de valas de drenagem nos condomínios do Talatona, em especial, aos do Distrito do Benfica.

Sobre o Centro Neurocirúrgico de Tratamento de Hidrocefalia, Florbela Araújo lamentou o facto de não haver um orçamento próprio, garantindo advogar essa e outras preocupações apresentadas.

Anterior Provedora de Justiça recebe autor de “A Vítima no Sistema jurídico Penal Angolano”

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon